Tipos de tecidos: do corpo humano, muscular, nervoso, ósseo e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de tecidos do corpo humano, como epitelial, conjuntivo, adiposo, cartilaginoso, ósseo e outros tipos. Veja a nossa FAQ.

» Página Inicial


O que são tecidos do corpo humano?

Os tecidos nada mais são do que conjuntos complexos de células similares, que trabalham juntas para desempenhar determinada tarefa no organismo humano.

Os seres humanos são formados por quatro diferentes tecidos: tecido conjuntivo, tecido epitelial, tecido nervoso e tecido muscular. Neste artigo, conheceremos mais sobre eles e suas variações.

Tipos de tecidos humanos

O que é tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo é o tecido com maior variedade de células e diferentes substâncias intercelulares. Ele é dividido em: tecido ósseo, adiposo, sanguíneo e cartilaginoso. Conheça a seguir mais sobre eles.

Ósseo

O tecido ósseo é um tecido conjuntivo composto por substâncias e células capazes de promover a sustentação do corpo.

Adiposo

O tecido adiposo é o responsável pelo armazenamento de gordura, reserva de energia, regulação térmica e envolvimento de órgãos (o que inclui o coração).

Sanguíneo

O tecido sanguíneo é o responsável pelo transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios, neurotransmissores e imunoglobulinas pelo organismo. Além disso, também exerce papel importante na coagulação do sangue e na defesa imunológica.

Cartilaginoso

O tecido cartilaginoso, por sua vez, é encontrado no revestimento de orelhas, nariz e discos intervertebrais.

Epitelial

O tecido epitelial tem duas grandes funções no organismo: revestir o corpo externo (por meio da pele) e os órgãos internos; e formar glândulas, estruturas responsáveis pela liberação de secreções.

Nervoso

O tecido nervoso é o responsável pelo recebimento de estímulos (tanto do meio interno quanto externo) para posterior processamento e emissão de resposta. Sua principal célula é o neurônio, responsável pela transmissão de impulsos nervosos.

Muscular

O tecido muscular pode ser ainda dividido em três: tecido estriado cardíaco, tecido estriado esquelético e tecido não estriado. O primeiro envolve o coração e conta com contrações involuntárias (que também acontecem com o tecido não estriado, que, por sua vez, reveste órgãos como o útero e esôfago). Já o estriado esquelético é o que reveste os ossos.


 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade