Tipos de sangue: Grupo A +, O +, B +, O –, A –, AB+, B – e AB

Perguntas e respostas sobre tipos de sangue e o que são os grupos sanguíneos do tipo A, B, AB e O. O que é fator RH e como pode ser a transfusão entre os diversos tipos.

» Página Inicial

O que são diferentes tipos de sangue?

Até o final do século XIX, as transfusões sanguíneas eram realizadas ‘na sorte’: desta forma, alguns indivíduos sobreviviam ao procedimento, enquanto outros não.

Foi apenas no começo do século XX que um cientista biólogo austríaco, Karl Landsteiner, descobriu que existiam diferentes tipos de sangue – ou seja, sangues bioquimicamente diferentes.

O principal é que foram descobertos dois tipos de sangue: A e O. Em seguida, entraram também em cena os sangues AB e B. A seguir, confira quais são os diferentes tipos de sangue e suas características.

Tipos de sangue

O que é o grupo sanguíneo do tipo A?

O grupo sanguíneo A representa o sangue cujas hemácias são dotadas de antígeno A. Esse grupo sanguíneo possui o anticorpo anti-B e não pode ter o anticorpo A. Indivíduos deste grupo sanguíneo só podem doar sangue para outros do tipo A ou AB.

O que é o grupo sanguíneo do tipo B?

As hemácias do sangue B possuem o antígeno B. Elas são dotadas de anticorpos anti-A e não podem receber anticorpos B. Indivíduos deste grupo sanguíneo só podem doar sangue para outros do tipo B ou AB.

O que é o grupo sanguíneo do tipo AB?

As hemácias do grupo sanguíneo AB possuem ambos os antígenos: A e B. Neste sentido, elas não possuem nenhum dos anticorpos (anti-A ou anti-B).

Indivíduos deste grupo sanguíneo só podem doar sangue para indivíduos AB (apesar de receberem sangue de qualquer outro tipo sanguíneo).

O que é o grupo sanguíneo do tipo O?

Por fim, o grupo sanguíneo O é aquele que não possui nenhum antígeno. Sendo assim, ele possui ambos os anticorpos: anti-B e anti-A. Indivíduos deste grupo sanguíneo podem doar para todos os tipos sanguíneos, mas só podem receber sangue de indivíduos O.

O que é Fator RH?

O fator Rh, por sua vez, é o que determina se o tipo sanguíneo é negativo ou positivo.

Pessoas com sangue positivo podem receber transfusões de indivíduos com Rh positivo ou negativo. Por outro lado, pessoas com Rh negativo só podem receber de quem é negativo.



 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade