Tipos de pneumonia: Por aspiração, bacteriana, por fungos e viral

Perguntas e respostas sobre tipos de pneumonia. O que significa por aspiração, bacteriana, por fungos, viral e mais outras formas de propagação desta doença bastante perigosa, se não for tratada adequadamente e no devido tempo.

» Página Inicial


O que é pneumonia?

A pneumonia consiste em uma infecção de pulmão que afeta, especialmente, os alvéolos (sacos de ar) e tecidos nos arredores.

É uma doença séria e que precisa de tratamento rápido e de forma adequada. O não tratamento poderá levar o paciente a morte, por isso a importância do tratamento que geralmente é feito com o uso de antibióticos.

Apesar de ser uma doença bem disseminada, a pneumonia conta com diversas causas e manifestações. A seguir, confira quais são elas.

Tipos de pneumonia

Pneumocócica

A pneumonia pneumocócica é a manifestação bacteriana mais comum da pneumonia em adultos. A doença, além de afetar os pulmões, pode se espalhar por todo o trato respiratório superior, pelo ouvido médio, corrente sanguínea e até mesmo pelo sistema nervoso.

Bacteriana

A pneumonia bacteriana pode ser causada por vários tipos de bactérias – sendo elas classificadas como “gram-negativas” ou “gram-positivas”. As principais representantes de bactérias gram-positivas são as estafilococos e pneumococos, enquanto as bactérias gram-negativas mais conhecidas são a pseudomon e klebsiella (sendo estas causadoras de quadros de pneumonia ainda mais graves).

Estafilocócica

A pneumonia estafilocócica está entre as mais raras manifestações da doença, uma vez que só afeta 2% dos casos. Ela é mais comumente transmitida em hospitais e geralmente afeta crianças bem novas ou idosos. Indivíduos já debilitados por outras enfermidades também são vítimas mais frequentes da mesma.

Por aspiração

A pneumonia por aspiração ocorre quando minúsculas partículas da região bocal são aspiradas pelas vias aéreas. Geralmente, o sistema imunológico trabalha de modo a evitar que tais partículas cheguem aos pulmões, causando inflamações ou infecções. Somente quando o imunológico não remove tais partículas que a pneumonia por aspiração se manifesta.

Por pneumocystis carinii

O pneumocystis carinii nada mais é do que um micro-organismo com capacidade de sobreviver em nossos pulmões de modo inofensivo. Porém, quando o sistema imunológico está muito fraco (como durante o tratamento de um câncer, por exemplo), ele pode acabar se transformando em um inimigo, causando a pneumonia por pneumocystis carinii.

Viral

Vários vírus também podem causar pneumonia, sendo os mais comuns entre eles: adenovírus, vírus sincicial respiratório, vírus parainfluenza e até mesmo o famoso vírus da gripe. Em crianças, o vírus do sarampo também pode se tornar um causador de pneumonia.


 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade