Tipos de neurônios: multipolares, pseudounipolares e motores

Perguntas e respostas sobre tipos de neurônios. Alguns como pseudounipolares, motores, interneurônios, aferentes ou sensitivos, entre outros tipos comuns.

» Página Inicial


Como são classificados os neurônios?

Os neurônios, que nada mais são do que células nervosas, podem ser classificados tanto de acordo com sua forma (neurônios bipolares, multipolares, pseudounipolares e unipolares), como de acordo com sua função (motores, sensitivos ou interneurônios).

Os neurônios também podem ter dois tipos de prolongamentos: axônios e dendritos. Os axônios são únicos e com ramificações nos pontos extremos (de até um metro) e os dendritos são mais curtos, apesar de mais numerosos e ramificados. A seguir, confira quais são eles.

Tipos de neurôneos

Bipolares

Os neurônios bipolares são aqueles formados apenas por um axônio e um dendrito. Eles são encontrados principalmente em estruturas sensoriais, como na mucosa olfatória ou retina, por exemplo.

Multipolares

Os multipolares, por sua vez, possuem pelo menos dois prolongamentos celulares. O tecido nervoso é formado, em sua grande maioria, por hormônios deste tipo.

Pseudounipolares

Os pseudounipolares são neurônios com apenas um prolongamento, partindo do corpo celular. Posteriormente, esse irá se dividir em dois: sendo que um assumirá o papel de axônio, e o outro, de dendrito.

Esse neurônio é encontrado principalmente em gânglios sensitivos da região da medula espinhal, se responsabilizando pela condução de uma variedade de impulsos nervosos (como de pressão, tato, frio, calor e outros).

Unipolares

Os unipolares, por fim, são os neurônios com apenas um axônio. Eles representam as mais simples células nervosas do nosso organismo e também são encontrados na mucosa olfatória e retina.

Eferentes ou motores

Os neurônios motores (também chamados de eferentes) são os neurônios responsáveis pela condução dos impulsos nervosos para os músculos lisos, glândulas e músculos estriados do sistema nervoso central.

Aferentes ou sensitivos

Já os aferentes ou sensitivos são os neurônios que se responsabilizam pelo recebimento de todo estímulo produzido pelo corpo – seja internamente ou externamente.

Interneurônios

Por fim, os neurônios interneurônios, como seu nome já nos dá a entender, são os neurônios responsáveis por “conectar” um ao outro. Eles são encontrados unicamente no Sistema Nervoso Central.


 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade