Tipos de necrose: Coagulação e liquefação, caseosa e gordurosa

Perguntas e respostas sobre tipos de necrose, como: coagulação, liquefação, caseosa, gordurosa e esteatonecrose? O que é e por que ela ocorre?

» Página Inicial


Necrose é a morte tecidual, quando as células de órgão morrem, a morte das células ocorre de modo natural isso é fundamental para a troca do equilíbrio tecidual. Essa troca se chama de apoptose ou morte programada. A necrose é diferente do apoptose, mesmo que em ambas ocorra a morte celular. Porém, a necrose é formada através de consequências patológicas, quando a morte celular não ocorre de maneira natural como quando existe a falta de irrigação de sangue para os tecidos e neste caso pode ser muito prejudicial.

tipos de necrose

Por que ela ocorre?

Ocorre por falta de circulação sanguínea, causando a morte dos tecidos. Como um corte necrosa quando cortado os vasos sanguíneos que umedece a região. Pode ter vários motivos para ocorrer que são: agentes físicos como ação mecânica, efeitos magnéticos, temperatura, radiação e etc. Agentes químicos que são substância toxicas e não toxica. Agentes biológicos no caso de infecções virais, bacterianas ou micóticas entre outras. Insuficiência circulatória como necrose das ulceras de decúbito e das vasoconstrição e dos infartos.

Coagulação

Tem um tempo de preservação celular, por alguns dias os tecidos que estão afetados,demonstram texturas firmes. Um exemplo é o infarto do miocárdio clássico tipo de necrose, é característico da morte por hipoxia das células e tecidos sem afetar o cérebro.

Liquefação

É sintomas de infecções bacterianas ou fúngicas focais, normalmente a morte por hipoxia leva a necrose coagulativa, o aspecto dessa necrose é a formação, de uma massa viscosa, se for iniciado por uma inflamação aguda o resultado é aspecto purulento, devido a permanência de leucócitos mortos. Estes leucócitos fazem a fagocitação das células mortas quando tentam atacar os microorganismos e por isso também surge o pus.

Caseosa

É um tipo de coagulação. A palavra caseoso vem da aparência macroscópica do tipo de tecido envolvido. Á microscopia, se observados podemos notar fragmentos granulosos amorfo, com uma borda inflamatória chamados de granulomas. Este tipo de necrose é comum em casos de tuberculose. O tecido apresenta uma aparência esbranquiçada e amarelada.

Gordurosa

Essa descreve áreas de destruição de gorduras, que ocorre quando liberação de enzinas pancreáticas no parênquima pancreático e também na cavidade peritoneal na pancreatite aguda, o acido graxos que são liberados combinam com o cálcio e criam áreas de saponificação.

Esteatonecrose

Essa é uma tipo do tecido adiposo, ela é mais comum na pele(hipoderme), nas mamas, retroperitônio e epíploo. São lesões traumáticas, isquêmicas ou químicas que poderá levar a abertura das células adiposas. Quando livre os ácidos graxos e as enzinas pancreáticas que danifica as células vizinhas intactas, dando o poder de ação da necrose, isso ajuda a crescer mais e mais.

Necrose gangrenosa

Este tipo de necrose ocorre quando algum membro não recebe o fornecimento de sangue necessário e morre.


 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade