Tipos de médicos: Pediatra, ginecologista, urologista e outros

Perguntas e respostas sobre tipos de médicos e as características de várias especialidades, como oncologista, pediatra, ginecologista, cardiologista, entre outros.

» Página Inicial

Os médicos são classificados por sua especialização que na verdade é a área do conhecimento de saúde que ele teve um aprofundamento e portanto tem mais competência para atuar ali. Existem diversas especialidades médicas e todas são de vital importância.

Conheça um pouco mais sobre as especialidades médicas e saiba para quem recorrer em caso de algum problema de saúde.

Estestoscópio

O que é um oncologista?

Este é o profissional médico especializado em oncologia, o setor da medicina que trata dos tumores e do câncer. A palavra oncologia deriva de “onkos”, que significa tumor ou massa, enquanto “logia” significa estudo. Os tumores ou neoplasias possuem diversos tipos, benignos e malignos, que ficam sob a responsabilidade do oncologista. Até o momento, são conhecidos mais de 200 tipos de câncer, o que faz da oncologia um ramo bastante variado.

O que é pediatria?

O pediatra é o médico responsável por cuidar da saúde das crianças e dos pré-adolescentes até os 18 anos. Sendo uma especialidade médica “recente”, seus primeiros profissionais especializados datam do século XIX. Os pediatras podem tratar de crianças de uma forma geral, mas seu trabalho possui ênfase em diagnosticar problemas congênitos e tratar de doenças que afetem o crescimento saudável daquele pequeno, como atrasos no desenvolvimento social, psíquico ou físico, etc.

O que é um ginecologista?

A ginecologia é a especialidade médica cuja função é focada na saúde do corpo da mulher e do aparelho reprodutor feminino, incluindo a vulva, a vagina, os ovários e os outros órgãos desta parte do corpo da mulher. Dentre os principais problemas que os ginecologistas tratam estão a incontinência urinária, a falta de fertilidade ou problemas sexuais, vaginites e doenças da menstruação.

O que é um urologista?

Da mesma forma que o ginecologista trata da saúde do aparelho reprodutor feminino, o urologista é o responsável pela saúde dos órgãos genitais e reprodutores do homem. Os urologistas podem ainda tratar de mulheres, mas apenas no caso de problemas urinários. No corpo masculino, os urologistas lidam com o pênis, a uretra, a próstata, as vesículas seminais, o duto deferente e outros órgãos deste sistema.

O que é um cardiologista?

Os cardiologistas são os médicos responsáveis pela saúde e o bom funcionamento do coração humano. Além do coração, os cardiologistas também diagnosticam problemas relacionados ao sistema circulatório em geral. Um dos exames mais comuns realizados por estes profissionais é o eletrocardiograma.

O que é um ortopedista?

A ortopedia é uma das especialidades médicas que atua no cuidado de doenças e deformidades nos ossos, músculos, ligamentos e articulações. É comum recorremos a este especialista quando alguém tem uma queda e causa inchaço e suspeita de fratura. Também pode ocorrer em casos de dores musculares, dores nos joelhos e demais articulações do corpo humano.

Ao recorrer ao ortopedista é comum ele usar o raio-x como forma de observar a existência ou não de fraturas e outros problemas relacionados. Ele pode usar também a ultrassonografia ou a ressonância.



 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade