Tipos de fraturas: Fissura, aberta ou exposta e patológicas

Perguntas e respostas sobre tipos de fraturas, como múltiplas, torções, completas, expostas, parciais, fissuras, penetrantes e oblíquas. Veja as definições de cada uma delas.

» Página Inicial


Fratura é qualquer tipo de rompimento dos ossos do corpo. Suas causas normalmente estão ligadas a esforços contínuos ou à pressão excessiva nessa estrutura do corpo.

Normalmente, as fraturas acontecem por meio de torções, pressão em excesso, esforço muito grande ou desvios no seu padrão comum. Os ossos são naturalmente resistentes, mas suportam uma carga máxima que sempre precisa ser evitada.

Quais as diferenças entre fratura exposta e fratura interna?

Se a fratura é o rompimento do osso, a fratura exposta é o rompimento da pele através do osso, ou seja, é quando o osso quebra e devido ao seu impacto acaba rompendo os músculos, tecido e pele. No caso da fratura interna, o rompimento é apenas do osso. Vale lembrar que para ser uma fratura exposta é obrigatório que haja o rompimento da pele, para que o osso fique exposto.

Quais os principais tipos que existem?

tipos de fraturas

As mais comuns são as fraturas múltiplas, torções, completas, expostas, parciais, fissuras, penetrantes e oblíquas.

Múltiplas

Existem duas formas de fraturas múltiplas: quando o mesmo osso quebra em duas partes ou mais ou quando vários ossos são quebrados. Para cada uma delas há um diagnóstico e um tratamento.

Por torções

São as fraturas que acontecem quando a pessoa sofre um desalinho muito agressivo, semelhante à torção de joelho, de tornozelo ou de cotovelo.

Completas

É quando o osso é totalmente rompido, não restando uma parte unificadora nele. É importante lembrar que mesmo completa, a fratura pode ser exposta ou não.

Com fissuras

É quando o osso sofre uma fratura parcial. Nesses casos, seria como se o osso rachasse. Normalmente, esse tipo de situação causa muitas dores e é difícil de visualizar.

Penetrantes

É a fratura que acontece quando o osso é furado, o que pode ser total ou parcial.

Oblíquas

São as fraturas que pegam apenas uma lateral do osso, podendo ocorrer por uma raspagem ou quando o osso perde pequenos filetes laterais.


 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade