Tipos de exame de sangue: Glicose e colesterol, ácido úrico e ureia

Perguntas e respostas sobre tipos de exame de sangue e quais os mais comuns como glicose, ácido úrico e outros. Quais outros exames são frequentemente pedidos pelos médicos?

» Página Inicial


Os exames de sangue dão ao médico uma complementação do estado de saúde do paciente. Por isso, eles são chamados de “exames complementares”, já que não substituem a avaliação médica, com o exame físico e o conhecimento da história clínica do paciente.

Com a coleta de uma pequena quantidade de sangue é possível realizar a análise de diversas formas e o laboratório irá seguir as orientações no pedido do médico para determinar a situação do sangue daquela amostra. Com isso é possível saber se o paciente está com determinada doença, se tem deficiência de algum nutriente ou se contém a mais, como no caso da glicose.

Quais os exames mais comuns?

Tipos de sangue

Os exames de sangue mais realizados são o hemograma, colesterol, ureia e creatinina, glicose, ácido úrico, tempo de tromboplastina ativada (PTT) e tempo de protrombina (TAP), AST e ALP, eletrólitos, TSH e T4 livre, e proteínas.

Teste de glicose

A dosagem de glicose tem a função de controlar o diabetes mellitus. O exame só pode ser feito com oito horas de jejum e se apresentar valores superiores a 126 mg/dl, o paciente pode ser diagnosticado com a doença.

Teste de colesterol

O colesterol total é formado por três valores: o HDL (colesterol bom), o LDL (colesterol ruim) e VLDL (relacionado aos triglicerídeos). O ideal é que o paciente apresente altos números do HDL e baixos números de LDL e VLDL. O HDL protege os vasos sanguíneos do acúmulo de placas de gordura, enquanto os colesteróis ruins obstruem os vasos com a gordura.

Exame de ácido úrico

Ao metabolizar proteínas, o organismo produz ácido úrico como substância resultante desse processo. Se os exames de sangue constatarem altos níveis de ácido úrico no corpo, podem indicar doenças como a gota, o cálculo renal e a hipertensão arterial.

Exame de ureia e creatinina

Este exame avalia a função dos rins. Se essas duas substâncias estiverem em grande quantidade no sangue, os órgãos não estão o filtrando o suficiente.

Quais outros exames são frequentemente pedidos pelos médicos?

Ao receberem uma queixa do paciente, os médicos normalmente pedem um hemograma completo para avaliar as células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). A quantidade de hemácias indica se o paciente está com anemia. Já os leucócitos, por serem células de defesa, podem apontar infecções do organismo. Já as plaquetas podem indicar a formação de trombos ou probabilidade de hemorragias.


 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade