Tipos de anemia: Falciforme e ferropriva, perniciosa e aplástica

Perguntas e respostas sobre o que é e quais os principais tipos de anemia, como ferropriva e perniciosa, falciforme e fanconi, hemolítica e aplástica.

» Página Inicial

A anemia é um estado em que o número de glóbulos vermelhos (e hemoglobinas contidas) no sangue é baixo ou a sua capacidade de transportar a quantidade de oxigênio necessária para as funções do organismo é insuficiente. Em ambos os casos, é inferior aos valores normais de referência para a idade, sexo e outras condições variáveis como a altitude e gravidez.

Quais os principais tipos?

tipos de anemia

Há vários tipos de anemias, as mais comuns são:

Caracterizadas por deficiências nutricionais: ferropriva e perniciosa

A ferropriva é a mais comum, caracterizada pelos baixos níveis de ferro no sangue como consequência de uma alimentação deficiente ou perda sanguínea por hemorragias.

O tipo perniciosa é causada pela deficiência de vitamina B12 no organismo. Se não tratada, pode provocar danos neurológicos graves.

Desordens genéticas: falciforme e Fanconi

O tipo falciforme é potencialmente letal, causada por uma mutação em um gene da hemoglobina. As hemácias adquirem aspecto de foice, por isto o nome “falciforme”. Embora rara, a incidência é muito maior nas pessoas de raça negra.

A anemia de Fanconi é causada por um defeito no mecanismo de reparo do DNA. Este tipo pode causar suscetibilidade à leucemia.

Autoimunes: hemolítica e aplástica

A hemolítica caracteriza-se pela ruptura das hemácias provocada por anticorpos que se voltam contra estas células, destruindo-as.

A anemia aplástica não tem uma causa definida. A medula reduz a produção de células do sangue. Ela pode levar a morte se não for tratada logo.

Quais as causas da anemia?

A deficiência de ferro é considerada a principal e mais comum causa da anemia, responsável por cerca de 50% dos casos em todo o mundo. Outros fatores como a deficiência nutricional da vitamina B12, do ácido fólico e da vitamina A, e condições como as infecções por parasitas e os processos de inflações crônicas são também fatores de risco para a anemia.

Além disto, a falciforme e a anemia de Falconi resultam de distúrbios hereditários.

Quais os sintomas mais comuns?

Depende do tipo de anemia. Para a mais comum, a ferropriva, se manifestam nas formas mais graves da doença, sendo comuns os efeitos associados a um estado de fadiga generalizada, apatia, fraqueza, indisposição, sonolência, retardo no crescimento infantil e dificuldades de aprendizagem.

O que fazer para prevenir as anemias ferropriva e perniciosa?

Melhorar a nutrição pelo consumo de alimentos ricos em vitaminas e ferro, monitorar e tratar qualquer infecção por helmintos e malária. Estas ações fazem parte das políticas de saúde pública com resultados positivos em todo o mundo.

Como fico sabendo se tenho algum tipo?

Através de um hemograma é possível saber a quantidade relativa de hemácias no sangue.



 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade