O que é TPM, significado, sintomas e remédio

O que significa a sigla TPM, quis os principais sintomas deste problema que afeta boa parte das mulheres em idade adulta, bem como tratar ou amenizar este problema.

» Página Inicial

TPM, ou Tensão Pré-Mentrual é um período que pode afetar muitas mulheres em diversos âmbitos, seja físico, psicológico e mesmo social – por suas implicações, porém, infelizmente não é bem compreendido por muitas pessoas, inclusive mulheres, e acaba ganhando uma conotação repleta de noções preconceituosas. Conheça o que é e como aliviar seus sintomas.

O que é TPM?

Tensão pré mestrual

Em linhas gerais, TPM corresponde ao período que antecede a menstruação. É um período que pode durar de 4 a 10 dias antes do ciclo menstrual e é caracterizado especificamente pelas alterações hormonais sofridas pela mulher após o período fértil. Muitas pessoas acreditam que a TPM se encerra com o início da menstruação, porém ela só é interrompida ao final do fluxo.

Existem evidências de influência entre os hormônios sexuais femininos e as endorfinas, que são substâncias ligadas a sensação de prazer, bem-estar e relaxamento, e por essa razão, a queda hormonal desse período implica também na alteração dos níveis da serotonina.

Sintomas

Por essa razão, os principais sintomas da TPM são a sensibilidade das mamas e das regiões pubianas, ansiedade, irritabilidade, tristeza, agressividade, dores de cabeça, inchaços, cansaço, tonturas, retenção de líquidos, dificuldades de concentração, dentre outros.

A intensidade dos sintomas varia de mulher para mulher e também do contexto de vida da pessoa. Há mulheres que sequer sentem os sintomas, porém, outras, choram em demasia, sentem muita fome, dores de cabeça, no corpo, cólicas, enjoos e vários outros sintomas menos comuns. Se a TPM acontecer em um período de maior estresse ou perda emocional, esses sintomas são ainda maiores.

Como tratar a TPM?

A TPM, em si, não pode ser evitada, pois faz parte do clico normal de todas as mulheres, porém, seus sintomas podem ser tratados com remédios específicos (analgésicos, ansiolíticos, calmantes, antidepressivos, etc.). Mulheres que possuem endometriose sentem os sintomas de forma muito intensa, chegando muitas vezes a desmaiar de dor. Nesses casos, existem remédios que evitam a Tensão Pré-Menstrual, mas também impedem a menstruação.

Caso os sintomas sejam muito intensos, é importante que a mulher procure um ginecologista para uma avaliação médica, pois pode ser indício de outros problemas. Entendendo os sintomas, muitas mulheres conseguem prever quando o seu período de TPM está se iniciando e tomar medicamentos antes que se agravem.

Além das medicações, existem alguns chás que podem ajudar a aliviar os sintomas, como os chás de hortelã, camomila e outros relaxantes. A prática de exercícios físicos pode também ser um fator de melhora na intensidade da TPM. Nesse período, tente evitar se expor a situações muito estressantes, comer alimentos energéticos, como café, guaraná, canela, etc.



 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade