O que é sífilis e como é diagnosticado. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre o que é sífilis. O que acontece com uma gestante portadora desta doença? Como é diagnosticado a doença, entre outras perguntas

» Página Inicial

O que é sifilis?

A sífilis,é uma doença venérea,é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria(espiroqueta,Treponema pallidum), apresentando três fases: primária, secundária e terciária.

O que é sifilis

Fase primária

A primeira fase, que se manifesta a partir de aproximadamente duas semanas após a infecção,caracteriza-se pelo surgimento de feridas,indolores com bordas endurecidas, formando o que denominamos de cancro duro,podendo ocorrer na vagina, no pênis, ou próximas a eles.

Fase secundária

A segunda fase,que se manifesta aproximadamente entre duas e seis semanas após a infecção,caracteriza-se pelo desaparecimento da ferida,ou seja,há uma cura aparente,porém surgem manchas avermelhadas pelo corpo,ocorre um constante mal-estar,com febre,ínguas e perda de cabelos.

Fase terciária

A terceira fase, que se manifesta a seguir, caso a pessoa não receba tratamento adequado, é a menos aparente devido à baixa ocorrência de sintomas,porém pode causar sérios danos ao coração,ao cérebro e outros órgãos, chegando a levar à loucura ou até mesmo à morte, caso a infecção persista.

O que acontece com uma gestante portadora desta doença?

A gestante contaminada pode, por sua vez,infectar o feto com as bactérias da sífilis, acarretando sérios problemas de saúde no bebê, que podem levá-lo à morte. É importante destacar que os sintomas descritos podem ocorrer isoladamente ou seja, apenas um dele por fase.

O que é sífilis congênita?

A sífilis pode ser congênita. Nela, a mãe infectada transmite a doença para o bebê, seja durante a gravidez, por meio da placenta, seja na hora do parto. A maioria dos bebês que nasce infectado não apresenta nenhum sintoma da doença. No entanto, alguns podem apresentar rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Mais tarde, a criança pode desenvolver sintomas mais graves, como surdez e deformidades nos dentes.

Como ela é diagnosticada?

O especialista poderá pedir alguns exames como:

  • Exame de sangue: bastante comum, pode identificar anticorpos no sangue que estão combatendo alguma infecção.
  • Culta de bactérias: Este tipo de teste só pode ser realizado durante os dois primeiros estágios da sífilis, cujos sintomas envolvem o surgimento de feridas. A análise dessas substâncias pode indicar a presença da bactéria no organismo do paciente.
  • Punção lombar: e há a suspeita de que o paciente está com complicações neurológicas causadas pela sífilis.


 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade