O que é QI – Quociente de inteligência

Albert Einstein: QI 160 pontos, Jô Soares: QI 154 pontos, Bill Clinton: QI 182 pontos. E você: quantos pontos faria? Veja o que é o teste de Quociente de Inteligência, suas classificações e críticas a este método.

» Página Inicial

Um dos termos mais utilizados na medição de habilidades, classificação acadêmica e até mesmo profissional, o QI é uma das formas mais comuns e objetivas de classificação da inteligência. Mesmo antes do desenvolvimento dos testes modernos, a testagem da inteligência já era uma prática comum em diversas civilizações, remontando a técnicas chinesas milenares.

O que é QI?

Jogo de xadrez

A sigla Q.I. denomina-se Quociente de Inteligência e atualmente é uma medida internacional padronizada, obtida através de alguns testes que avaliam as capacidades cognitivas de uma pessoa – ou sua inteligência lógica. Essa expressão em níveis de habilidades normalmente são comparadas a uma relação padrão do indivíduo à média de sua faixa etária e envolve tanto fatores culturais, educacionais como também hereditários.

Os atuais testes de avaliação de QI começaram a ser desenvolvidos a partir de 1905, por Alfred Binet e Theodore Simon, através da criação da Escala de Binet-Simon e inicialmente era utilizada nas escolas francesas para analisar o desempenho e capacidades dos alunos. A partir de então, esses testes foram aprimorados e são utilizados para diversas finalidades.

Classificação do QI

A média mundial do QI é de aproximadamente 100 pontos em uma variação de 5 pontos para mais ou para menos.

Valores de inteligência:

  • Uma pessoa que não apresenta dificuldades de aprendizado possui QI entre 110 e 120.
  • Uma pessoa acima da média, com facilidade de aprendizado possui QI de 121 a 130.
  • Pessoas consideradas muito inteligentes e superdotadas possuem QI médio de 131 a 150 pontos.
  • Considera-se genialidade uma média de QI acima de 151 pontos.
  • Uma pessoa que possa apresentar dificuldades de aprendizado ou ritmo lento possui QI médio entre 70 e 90 pontos.
  • Valores abaixo de 70 pontos podem ser diagnosticados como retardo mental.

Estima-se que apenas 2% da população mundial apresente um QI acima de 150 pontos. Alguns exemplos são:

  • Albert Einstein: QI 160 pontos
  • Jô Soares: QI 154 pontos.
  • Bill Clinton: QI 182 pontos

Críticas às classificações QI

Existem diversas críticas que questionam a precisão dos testes de QI para a classificação geral da inteligência, uma vez que eles abarcam somente questões lógico-matemáticas. Essas críticas foram tecidas pelo próprio Einstein em sua época, afirmando que a inteligência não pode ser medida em números.

Com o desenvolvimento dos conhecimentos da Psicologia e a propagação das teorias de multiplicidade da inteligência, a supremacia dos testes de QI fora reduzida apenas a medições específicas e não para uma classificação total da inteligência. Existem vários tipos de inteligência e as próprias capacidades cognitivas podem ser estimuladas e desenvolvidas com tempo e técnicas de aprendizagem específicas.



 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade