O que é ovulação e período fértil? Calculadora e ovulação tardia

Veja nosso artigo que explica o que é ovulação e período fértil nas mulheres. Como funciona a calculadora e quando ocorre a chamada ovulação tardia. Leia o artigo e confira.

» Página Inicial


Ao nascer, a mulher já tem todos os seus óvulos formados, armazenados no ovário, em estágio inicial. Para serem fecundados, os óvulos precisam amadurecer. Do ovário, o óvulo maduro percorre a trompa em direção a útero, onde ele será fecundado. Esse período é chamado de período fértil.

O que é ovulação?

Após percorrer a trompa e chegar ao útero, o óvulo permanece por 24 horas até ser expelido. Esse processo em que o óvulo está no útero, pronto para ser fecundado é chamado de ovulação. A ovulação costuma ocorrer entre o 14º e 16º dia após o fim da menstruação anterior, no período fértil.

Se não for fecundado por um espermatozoide, o óvulo é descolado das paredes do útero, o endométrio, o óvulo percorre o cévix, o colo do útero e enfim é expelido em forma de menstruação pelo canal vaginal.

mulher grávida

O que é período fértil?

Muitas pessoas confundem período fértil com ovulação, porém, apesar de interligados, esses são conceitos diferentes. O período fértil corresponde a aproximadamente seis dias, sendo o período em que a mulher possui maiores probabilidades de engravidar.

No útero, o óvulo sobrevive apenas 24h, porém o espermatozoide pode sobreviver por até cinco dias no útero e, por essa razão, o período fértil é maior do que o período da ovulação.

Durante o período fértil, o corpo da mulher também sofre algumas anterações, o que muitas pessoas chamam como “preparar-se para engravidar”. Assim que o óvulo é liberado no ovário, seus hormônios atingem o ápice a fim de facilitar a fecundação. Nesse período, a mulher também libera os feromônios.

Ovulação tardia e calendário

É possível, por diversos fatores, que o óvulo demore a ser liberado pelo ovário e, nesse caso, a ovulação não acontecerá entre o 14° e o 16° dia do ciclo. Toda ovulação que ocorre após esse período é chamada, portanto, de ovulação tardia.

A principal causa para a ovulação tardia está no atraso da hipófise para a liberação do hormônio que provoca o amadurecimento do óvulo. Porém, existem também fatores externos que podem provocar esse atraso, como alimentação e estresse.

Para as mulheres que estão tentando engravidar, a ovulação tardia pode ser um grande problema, uma vez que elas não saberão ao certo o dia que o seu útero estará totalmente propício para a fecundação – fase lútea e quando ovulará. Para as que evitam uma gravidez, a ovulação tardia requer maiores cuidados.

Além do calendário, existem também outras formas de perceber o período fértil, o que, para mulheres mais atentas, pode ser uma chave. Nesse período, a libido fica muito mais forte e o muco vaginal expelido pelo corpo é transparente e bastante denso, semelhante a uma clara de ovo.


 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade