Hemocaterese, Células de Kupfer, baço, fígado e hemácias

Você sabe o que é hemocaterese? Baço e fígado trabalham em conjunto, formando o sistema retículo endotelial. E é através deste sistema que o baço retira os eritrócitos do sangue através da hemocaterese. Este processo é necessário para que elementos envelhecidos do sangue. As hemácias, por exemplo, vivem de 90 a 120 dias em nosso […]

» Página Inicial

Você sabe o que é hemocaterese? Baço e fígado trabalham em conjunto, formando o sistema retículo endotelial. E é através deste sistema que o baço retira os eritrócitos do sangue através da hemocaterese. Este processo é necessário para que elementos envelhecidos do sangue. As hemácias, por exemplo, vivem de 90 a 120 dias em nosso organismo. Após este prazo, nosso próprio corpo encarrega-se de destruí-las e eliminá-las.

O que é hemocaterese

O processo através do qual ocorre a destruição dessas células chama-se fagocitose, e consiste em agregar partículas sólidas à essas células. Em seguida, elas são desintegradas, e o ferro contido nas partículas de hemoglobina são liberados para o organismo.

Vamos entender quem são os protagonistas nesse processo:

  • Células de Kupfer – São células que auxiliam no processo da fagocitose. Cerca de 15% dessas células estão concentradas no fígado para participar ativamente do processo de hemocaterese. Falhas no sistema de funcionamento dessas células podem levar a doenças graves, como cirrose hepática e até mesmo câncer.
  • Baço – Embora pouco se ouça falar nesse pequeno órgão, ele é essencial para a nossa vida. Além de produzir células sanguíneas, principalmente em crianças, esse órgão tem suma importância no processo da hemocaterese. A maior parte do trabalho de destruição e remoção de células velhas do sangue fica por conta dele. Outro importante papel que o baço desempenha é o de auxiliar o sistema imunológico na produção de anticorpos.
  • Fígado – Além de desempenhar o importante papel de sintetizar substâncias como colesterol e albumina, por exemplo, este órgão também é responsável pela destruição das hemácias velhas do sangue. Nesse processo, ele trabalha em conjunto com o baço e ambos têm igual importância na hemocaterese.
  • Hemácias – Também conhecidas como glóbulos vermelhos, são compostas de globulina e hemoglobina. Servem basicamente para transportar oxigênio e gás carbônico para os tecidos de diferentes órgãos do corpo. São elas que dão a cor vermelha ao sangue. Sua vida útil é de aproximadamente 120 dias. Após este período, morrem para dar lugar a novas células que nascem. Como não poderiam permanecer no sangue, o processo de hemocaterese faz a limpeza através da destruição e eliminação destas células.

Imagens e ilustrações

Veja aqui uma galeria de imagens e ilustrações sobre hemocaterese



 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade