Fluoxetina e fluconazol. Bula e contra-indicação

Perguntas e respostas sobre fluoxetina e fluconazol. Como ela age no organismo? Quando deve ser contra indicado? Quais infecções podem ser tratadas com esse medicamento?

» Página Inicial

O que é fluoxetina?

A fluoxetina é um remédio geralmente prescrito para o tratamento de condições emocionais, tais como a depressão e ansiedade. O medicamento também pode ser indicado para o tratamento de outras doenças, tais como TOC (transtorno obsessivo compulsivo), bulimia nervosa, TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual) TPM, disforia e irritabilidade.

No organismo do indivíduo, age de modo a aumentar os níveis de serotonina no sistema nervoso central. Neste sentido, o medicamento diminui sintomas de ansiedade, irritabilidade, bulimia nervosa, depressão, TOC e outros. O medicamento só pode ser vendido com receita médica prescrita.

Efeitos colaterais

A bula do medicamento indica para os possíveis efeitos colaterais após o consumo do mesmo: insônia, dores de cabeça, náuseas, diarreia, fadiga e dores musculares. Outros efeitos colaterais que afetam apenas 1% dos indivíduos que consomem o medicamento são: vômitos, palpitações, calafrios, visão turva, queda do peso, problemas gastrointestinais, vertigem, boca seca e outros.

Quais são as contraindicações do medicamento?

O fluoxetina é contraindicado para indivíduos menores de idade, alérgicos aos componentes da fórmula, diabéticos e mulheres grávidas ou amamentando.

Além disso, indivíduos com risco de glaucoma, que fazem uso de outros remédios que podem trazer efeitos contrários ao tratamento ou pessoas com histórico de convulsão também não devem utilizá-lo.

Acesse aqui as bulas de vários medicamentos que contém fluoxetina: http://www.bulas.med.br/?act=search&q=Fluoxetina

Fluconazol

O que é fluconazol?

É um remédio utilizado para o tratamento de infecções/doenças causadas por fungos. O medicamento é utilizado principalmente para o tratamento das seguintes condições: candidíase (em todos os seus tipos de manifestação, ou seja, oral, vaginal, peniana, sistêmica ou de esôfago), micoses de unha ou virilha, frieira, criptococose e blastomicose.

A candidíase é uma infeção que ocorre comumente nas regiões genitais tanto no homem como na mulher, mas é mais comum nas mulheres. Esta infecção é contagiosa no ato sexual, ou seja, caso a mulher esteja com esta infecção e ter relações sexual, o parceiro também será infectado.

Não chega a ser um problema grave, mas é preciso ser tratado pois causa muita coceira, vermelhão e se não tratado ocorrerá a geração de feridas o que já estaria em um estágio bem mais grave.

Para casos esporádicos, um comprimido de fluconazol é o suficiente, mas se o problema ocorre com muita frequência é necessário um acompanhamento médico para identificar as causas e o devido tratamento.

Veja aqui as bulas do medicamento fluconazol: http://www.bulas.med.br/?act=search&q=fluconazol

Como é feito o uso do medicamento?

A ingestão do medicamento pode ser tanto intravenosa quanto por via oral, sendo o primeiro caso apenas recomendado para casos mais sérios de infecção. O remédio é encontrado em duas diferentes versões: pomada ou comprimido. Usar ou outro (ou ambos) vai depender, especificadamente, do tipo de infecção.



 

Veja também



© 2018   |   Saúde AZ: Informações de saúde e bem estar   |   Política de Privacidade